SALVAAR
O SALVAAR (Suporte Avançado em Larigoscopia, Via Aérea e Assistência Respiratória) é um curso de imersão em via aérea e emergências respiratórias, com ênfase no manejo da Via Aérea Difícil na emergência.
É um treinamento de 2 dias, que aborda uma grande diversidade de habilidades práticas no manejo das Vias Aéreas, e diversos temas em Emergências Respiratórias, através da simulação realística.
Foi um curso especialmente desenhado para unir as habilidades práticas e o conhecimento teórico, consolidando o conhecimento dos cenários simulados de atendimento, favorecendo a tomada de decisão diante de um paciente que demande o manejo da via aérea.
Além das aulas teóricas, o curso tem estações de Habilidades Práticas com os mais diversos dispositivos, além de diversas estações de simulações clínicas, com manequins vivos. É o curso de imersão mais rico em conteúdo atualmente.
O grupo de instrutores é de médicos com atuação reconhecida em urgência e emergência, bem como são profissionais com experiência em simulação realística, além de docência em cursos de graduação de Medicina.
A temática é pautada na grande referência de emergência em Vias Aéreas, o Livro do Ron Walls, aliado a conhecimentos de outras referências, como o Manual de Emergências Clínicas da USP, entre outros.
Segue a lista com as temáticas abordadas nas aulas teóricas, estações práticas de habilidades:
- Anatomia das vias aéreas e fisiologia da oxigenação
- Otimização da oxigenação
- Laringoscopia convencional
- Bougie (GEB)
- Lâminas especiais
- Facilitação da Laringoscopia (técnicas manuais)
- Via Aérea Falha
- Via Aérea Extra-glótica
- Via Aérea Cirúrgica
- Videolaringoscópio digital
- Laringoscópio óptico
- Particularidades em populações especiais (Obeso, trauma)
- Estratégias farmacológicas de Intubação (SRI, SPI, IOT, "awake intubation", KOBI, entre outras)
- Otimização pré-intubação
- Via aérea anatomicamente difícil
- Via aérea fisiologicamente difícil
Para a simulação, as principais patologias respiratórias na emergência e outras condições clínicas e traumáticas, com discussão do seu tratamento e as particularidades no manejo da via aérea.
Diferenciais:
- Todos os alunos praticam em todas as estações.
- São 2 dias duração, em regime de imersão (onde todas as atividades e as refeições são realizadas no mesmo local).
Carga horária de 16 horas.




